terça-feira, 21 de junho de 2011

COMPJ na Hora Santa da Juventude


Durante a celebração, a Equipe de Comunicação da PJ (COMPJ), realizou a cobertura da Hora Santa da Juventude. Utilizando os meios de comunicação e as redes sociais durante toda a Adoração, a equipe atualizava as mídias da PJ com tudo o que estava acontecendo de mais importante na Igreja de Sant’Ana.

Essa é a primeira vez que a Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro (PJRio) conta com uma equipe de comunicação. A Semana Eucarística, que está em sua 85ª edição, pela primeira vez, na Hora Santa da Juventude, teve uma cobertura jornalística acontecendo em tempo real. Para a Coordenadora da COMPJ, Anna Bayer, é fundamental realizar esse trabalho, acolhendo também os jovens que não puderam estar presentes.

— Acho que a importância maior desse trabalho, que também é o nosso desejo, é estarmos interligados com o desejo de nosso Arcebispo, Dom Orani, focando também a comunicação como um meio de evangelização. Além disso, possibilitar que os jovens que não estão aqui possam vivenciar esse momento importante de adoração a Jesus Eucarístico.

— Apesar da correria, graças a Deus, tudo deu certo. Faço parte da PJ há muitos anos e foi a primeira vez que teve um trabalho de Pastoral da Comunicação na Pastoral da Juventude, porque a gente sempre quer estar na modernidade, afirmou Ana Paula Albino.

Uma grande base foi montada pela COMPJ na Igreja de Sant’Ana. Laptops, netbooks, smartphones, câmeras digitais, gravadores de áudio, tudo para que os jovens cariocas e do mundo inteiro pudessem participar também da Hora Santa através do twitter, facebook e orkut.

— Quando iniciou a Hora Santa, eu achei que não conseguiria conciliar a parte de relatar o que estava acontecendo e ao mesmo tempo adorar a Jesus, mas no primeiro instante entreguei todo o trabalho para Deus, e, enquanto eu rezava, também postava alguma coisa na internet e foi maravilhoso! As pessoas iam curtindo as fotos que postávamos no facebook, e com isso, íamos escrevendo as palavras proclamadas na Hora Santa, as mensagens dos padres, e tentando passar um pouco do amor de Deus também pela internet, disse Érica Luz.

— A Igreja nos chama a estar onde os jovens estão, a evangelizar onde eles estão. E hoje os jovens estão nas mídias sociais, a gente passa o maior tempo do nosso dia na internet, por isso, fico muito feliz com a nossa caminhada e iniciativa de evangelizar também pelas redes sociais, não somente nas paróquias, afirmou Juliana Fernandes, Coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro.


Raphael Freire


*Fotos: COMPJ

Um comentário:

  1. Vcs estão fazendo um excelente trabalho de evangelização, mostrando aos jovens, em seu meio mais acessado, como uma vida cristã pode ser: divertida, alegre, emocionante, tdb, bjins e fiqm com Deus

    ResponderExcluir