terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aumenta a expectativa pelo Círio de Nazaré no Rio

A Padroeira do Pará e da Amazônia, que reúne todo ano em Belém do Pará mais de dois milhões de fiéis, vai visitar pela terceira vez o Rio de Janeiro. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegará ao estado no dia 1º e permanecerá até o dia 5 de setembro.

O início do próximo mês será marcado pela chegada da Imagem Peregrina ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Nossa Senhora de Nazaré será recepcionada na Base Aérea do Galeão, e, em seguida, seguirá para Saquarema, na Região dos Lagos, regressando para o Rio de Janeiro no dia 2.

A Imagem, na Cidade Maravilhosa, passará pelo Cristo Redentor, pela Igreja da Candelária, por Jacarepaguá, pelo Complexo do Alemão, Bonsucesso, Encantado e Anchieta. O Centro de Tradições Nordestinas também acolherá a devoção. E, desta vez, a festa carioca contará com uma atração especial: o Gran Coral Metropolitano, de Belém, que se apresentará no Corcovado, no Centro e em Bonsucesso.

Dois Mini-Círios, mais uma vez, constam na programação: o de Copacabana e o de Acari. Em 2009 e 2010, muitos dos devotos da Virgem de Nazaré disseram ter sido o ponto alto da devoção, quando, de velas acesas e cantando o Hino da Berlinda — tradicional em Belém do Pará — uma multidão seguiu emocionada e em paz durante a festa de devoção à Virgem de Nazaré. Para este ano, a expectativa também é grande.

— A imagem mostrará a nossa fé, e, principalmente, o amor que temos por Nossa Senhora. Muitas pessoas ficam com receio de ir às ruas por terem medo de reações opostas, mas devemos, sim, ir às ruas acompanhar a imagem, pois pessoas podem ser convertidas com o nosso testemunho. Devemos ter ousadia e testemunhar a nossa fé em todos os lugares! A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, vindo novamente pelas ruas da nossa cidade, poderá reavivar o ardente desejo por Maria e também por Jesus, aqui, onde pessoas estão cada vez mais sedentas de Deus, acredita Tatiane Maria da Silva.

— Vamos experimentar essa graça de estar conhecendo e admirando a figura de Nossa Senhora de Nazaré. Que esse momento seja único na vida de cada pessoa, de cada comunidade que a imagem peregrina irá percorrer. Em meio a tantas coisas que acontecem, será um momento de grande paz, amor e esperança, aposta Marcela Nogueira.

— Será uma grande oportunidade de viver com todos os fiéis católicos esta grande demonstração de fé. Sempre vi pelos jornais e televisão esta grande manifestação daqueles que veneram Nossa Senhora, em Belém do Pará. Quero ver e viver de perto, aqui no Rio, este tipo de manifestação fervorosa de fé, que só existe em nossa Igreja Católica. Isto é uma das milhares de coisas que me faz ser orgulhoso por ser católico, contou Gustavo Kelly.

Confira a Programação da Festa do Círio de Nazaré:

Dia 01 de setembro (Quinta-feira)

06h18 – Chegada da Imagem Peregrina, no Aeroporto Internacional Tom Jobim

07h – Recepção, na Base Aérea do Galeão

08h – Deslocamento para Saquarema



Dia 02 de setembro (Sexta-feira)

09h – Missa na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rocinha

10h30 – Santuário Cristo Redentor: apresentação do Gran Coral Metropolitano, de Belém

12h – Oração do Ângelus, no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado

16h - Visita e homenagem na sede da DRUFY DO BRASIL (R. da Assembléia,51)

17h30 – Ângelus e apresentação do Gran Coral Metropolitano, de Belém, na Igreja da Candelária

20h – Vigília na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, em Jacarepaguá



Dia 03 de setembro (Sábado)

09h – Missa na Paróquia N.Sra. do Loreto, em Jacarepaguá, transmitida pela Redevida

12h – Ângelus, no Loretão

15h – Terço e homenagens, na Capela N.Sra. Aparecida, no Complexo do Alemão

16h45 – Homenagem na Paróquia Jesus de Nazaré (Rua Ivanildo Alves, 84 – Parque Maré, Bonsucesso) e apresentação do GranCoral Metropolitano, de Belém

19h30 – Missa e vigília na Paróquia N.Sra. de Nazaré, em Anchieta



Dia 04 de setembro (Domingo)

08h – Missa no estúdio da TV Brasil, com cantata do Gran Coral

10h – Missa na Paróquia S. Pedro Apóstolo, no Encantado

12h15 – Chegada ao Oratório, no Centro de Tradições Nordestinas.

14h15 – Saída do Mini-Círio: percorre a Avenida Atlântica até a Rua República do Peru, local de encerramento.

18h30 – Chegada na Capela N.Sra. Aparecida (Av. Brasil, 18.500) e saída para a Paróquia de N.Sra. de Nazaré, em Acari: Mini-Círio, Missa e Festa.



Dia 05 de setembro (Segunda):

Retorno da imagem para Belém.

Nice Affonso

*Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário