quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Esporte e Religião: Uma mistura campeã na Rádio Catedral

A Rádio Catedral FM 106,7 traz mais uma novidade para seus ouvintes. Estreia no próximo dia 31 de agosto, o programa “Esporte Catedral”, confirmando, assim, a missão da rádio de informar, integrar e evangelizar, através de uma programação atual e de qualidade.

O programa, que será transmitido todas as quartas-feiras, às 20h45min, deixará os ouvintes por dentro de tudo o que acontece no mundo dos esportes e terá como comentaristas Padre Lino, Sérgio Ricardo e Leandro Sauerbronn. Segundo Sérgio, a ideia de realizar um programa sobre esportes surgiu durante uma conversa com Padre Lino.

— A ideia de fazer o programa surgiu em uma conversa com o Padre Lino, quando voltávamos de um evento celebrando a importância do Natal, que contou com a presença do nosso Arcebispo, Dom Orani, de diversos padres e pessoas de vários seguimentos da sociedade. Partilhamos sonhos, projetos, a própria Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu brilhantemente na Espanha, e falamos da Pastoral do Esporte e de como junto com a Rádio Catedral poderíamos atingir um novo público e os próprios ouvintes da rádio. Em janeiro começamos a pensar no projeto, estudar tendências, formatos, linguagens, e, depois de amadurecido, fizemos reuniões para fechar o programa, disse Sérgio.

Com o formato de uma mesa redonda, o “Esporte Catedral” falará sobre várias modalidades esportivas. A cada semana, atletas, árbitros e especialistas ligados à temática do dia serão convidados para compor a mesa. Já a parte final do programa deixará os ouvintes inteirados de tudo o que está acontecendo no mundo do futebol, inclusive, dos jogos que vão acontecer logo após o programa. Além disso, durante toda a programação da Rádio Catedral, informes sobre esporte serão transmitidos.

O Coordenador da Pastoral do Esporte e comentarista do programa, Padre Lino, acredita que os meios de comunicação são importantes para a divulgação do esporte inserido na vida da Igreja. Segundo o Sacerdote, o programa vai interagir com as ações realizadas nas comunidades.

— Quando Dom Orani me colocou na coordenação da Pastoral do Esporte, eu comecei a dinamizar algumas coisas, entre elas, a comunicação. E o jornal Testemunho de Fé e a Rádio Catedral são instrumentos muito importantes nesse processo de falar sobre o mundo do esporte e sobre a importância que ele tem na vida da Igreja e da comunidade. (...) Trazer um pouco do que acontece nas paróquias a nível esportivo, realizar uma interlocução com os mais jovens e atrair também um público masculino para a rádio é um dos objetivos do programa, além, é claro, de divulgar o trabalho da Pastoral do Esporte, explicou Padre Lino.

Já para Leandro Sauerbronn, realizar um programa de esportes é uma excelente iniciativa da Rádio Catedral. Para ele, ouvintes de todas as idades vão ficar mais sintonizados na programação da rádio.

— Achei excelente a iniciativa da Rádio Catedral de realizar e produzir um programa sobre esportes. Muitas pessoas apreciam as práticas esportivas e não há brasileiro que não entenda pelo menos um pouco de futebol. Esporte é vida, afirmou Leandro.

Quando questionado sobre qual a relação entre religião e esporte, o comentarista Sérgio Ricardo afirma que o mundo precisa de desportistas que possam ser luz para outros jovens.

— Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são"), hoje falamos de qualidade de vida, de ter mais tempo para si, ter uma vida saudável. Praticar esporte ajuda a manter o equilíbrio físico e uma simples caminhada já libera a endorfina que traz um bem estar para as pessoas. A mesma coisa também acontece com a religião que te religa a Deus, que alimenta o seu interior, que exercita a sua fé e te amadurece para enfrentar a vida e os obstáculos assim como no esporte. (...) Precisamos de desportistas que possam ser luz para outros jovens, mostrando que a fé, a religião, a moral e a ética são valores que deixam a pessoa livre e feliz, mesmo que venha a adversidade, afirmou Sérgio Ricardo.

E as novidades não param por aqui. Durante a Semana do Esporte e Fé, que acontecerá entre os dias 11 e 17 de setembro, na Arquidiocese do Rio, o Secretário da Seção Igreja e Esporte do Pontifício Conselho de Leigos do Vaticano, Rev.Fr. Kevin Lixey L.C., estará participando do programa e contará para os ouvintes como é o trabalho realizado em Roma. Também participará do “Esporte Catedral”, James Parker, Coordenador da Igreja Católica para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres, que acontecerá em 2012. Ele falará sobre a presença da Igreja Católica nas Olimpíadas e como são realizadas as atividades junto aos atletas e participantes do evento.

Para saber mais sobre a programação da Rádio Catedral FM 106,7, acesse o site www.radiocatedral.com.br .


Raphael Freire
*Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário