quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Seja um voluntário da Vigília JMJ Madri – Rio

No dia 20 de agosto, a partir das 22h, a Arquidiocese do Rio de Janeiro vai realizar a “Vigília JMJ Madri - Rio” no Maracanãzinho. Reconhecendo o evento como um momento único e histórico para a juventude, a organização deseja mostrar ao mundo o rosto jovem do Rio e, por isso, está convocando 1000 voluntários para trabalhar na vigília.

Segundo a responsável pela equipe de trabalho do evento, Silvia Helena Gonzaga, quatro equipes de voluntários estão sendo organizadas: Acolhida e Recepção, Apoio, Liturgia e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs). Para se inscrever como voluntário, basta enviar um e-mail para silviahelena@arquidiocese.org.br, ou ligar para a Renovação Carismática Católica Nossa Senhora de Guadalupe, através do telefone (21) 2450-1660.

As inscrições também poderão ser feitas no próximo sábado, dia 13 de agosto, durante a primeira reunião com as equipes de Apoio, Acolhida e Recepção, que acontecerá a partir das 15h, no auditório do Edifício João Paulo II, na Rua Benjamim Constant, 23, na Glória. Outra reunião será marcada pela organização da vigília para orientar as equipes de Liturgia e MESCs.

Os principais momentos da vigília serão a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa, onde os participantes terão a oportunidade de assistir, simultaneamente, a homilia do Papa Bento XVI, que será transmitida ‘ao vivo’ diretamente da Espanha. A entrada é franca, mas os ingressos são limitados e devem ser adquiridos antecipadamente nas paróquias.

Indulgência Plenária para JMJ 2011

A Igreja Católica concederá Indulgência Plenária a todos os jovens que, com espírito peregrino, participarem da Jornada Mundial da Juventude 2011, que acontecerá em Madri entre os dias 16 e 21 de agosto.

O decreto, publicado no dia 11 de agosto, pela Penitenciária Apostólica, salienta que aqueles que não puderem ir a Madri que poderão conseguir a Indulgência Parcial à medida que, onde quer que estejam, rezem pelos propósitos espirituais do encontro e para o seu feliz êxito.

Para o Vigário Episcopal do Vicariato Oeste, Monsenhor Luis Artur Marques, a indulgência não é uma coisa mágica, mas um fruto de um encontro pessoal e de um propósito firme de cada batizado com Deus. Onde a Igreja, como a grande intercessora da presença de Deus e da sua misericórdia, traz consigo os diversos meios para a remissão dos pecados. Para isso, cada pessoa deve procurar um sacerdote e fazer a sua confissão, com a intenção de ter uma vida nova, ou seja, colocar-se a disposição da vontade de Deus.

— É preciso buscar uma vida nova, confiando sempre na graça de Deus. Aqueles que não forem à JMJ devem participar dessa graça, que o Santo Padre concederá, para ter a indulgência parcial. Na unidade da Igreja e na comunhão dos santos, poderão usufruir do canal da graça, do perdão e da misericórdia, que será concedida aqueles que lá estarão, disse Monsenhor Luis Artur.

Decreto

Chegou à Penitenciária Apostólica a suplica de Sua Eminência Reverendíssima Antonio Maria Rouco Varela, cardeal arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência dos Bispos da Espanha, para que os jovens pudessem obter os esperados frutos de santificação da 23ª Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará de 16 a 21 de agosto, na capital, e que terá como tema: “Enraizados e fundamentados em Cristo, firmes na fé” (cfr Col 2,7).

A Penitenciária Apostólica, tendo exposto ao Santo Padre estas considerações, foi munida de faculdades especiais para conceder, mediante o presente Decreto, o dom da Indulgência, segundo a mente do próprio Pontífice, como se segue:

Concede-se a Indulgência Plenária aos fiéis que devotamente participarão a todas as funções sacras ou exercícios que se desenvolverão em Madrid durante a 23ª Jornada Mundial da Juventude até a sua conclusão solene, fazendo, além disso, a confissão, e depois disso recebendo a Santa Comunhão e a oração pelas intenções de Sua Santidade.

Concede-se a Indulgência parcial aos fiéis, onde quer que se encontrem, durante o referido encontro, desde que com a alma contrita elevem as suas orações a Deus Espírito Santo, a fim que os jovens sejam motivados pela caridade e tenham a força para anunciar com a própria vida o Evangelho.

A fim que depois os fiéis possam mais facilmente tornar-se participantes destes dons celestes, os sacerdotes legitimamente aprovados para a escuta das confissões sacramentais, com alma pronta e generosa, se prestem a recebê-las e proponham aos fiéis orações publicas para o bom êxito da “Jornada Mundial da Juventude”.

O presente decreto tem validade para esta ocasião. Mesmo diante de qualquer contrária disposição Roma, da Sede da Penitenciária Apostólica, 2 de agosto, ano da Encarnação do Senhor 2011, na pia memória da “Porciúncola”.

FORTUNATO Card. BALDELLI
Penitenciário Maior


Raphael Freire
*Com Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário