sexta-feira, 23 de setembro de 2011

João Paulo II: Cartas e Documentos, na UERJ

O Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) — através do Programa de Estudos da Religião (PROEPER) — e a Pastoral Universitária Católica vão realizar, no dia 28 de setembro, das 9h às 18h30min, na Capela Ecumênica da Universidade, o seminário “João Paulo II: Cartas e Documentos”.

O encontro será uma oportunidade para que tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa tenham contato com os escritos do Beato João Paulo II. O objetivo é levar os participantes, através das cartas, a uma reflexão sobre o mundo em que vivemos, produzindo saberes sobre inúmeras questões, convidando-os a reconhecer o Pai como o caminho da verdade.
Segundo a organização do evento, as cartas do Beato indicam respostas ao desafio de se viver no mundo moderno. Para o Assessor Eclesiástico da Pastoral Universitária da UERJ, Diácono Marcos Gayoso, os documentos dialogam com as pessoas, pois tratam da vida diária.

— Pensamos em realizar um evento católico que dialogasse com o mundo acadêmico universitário. As cartas nos abriram essa possibilidade, pois elas falam diretamente àquelas pessoas às quais a Igreja deve evangelizar. Falam de coisas da vida diária, iluminadas pela Palavra de Deus e pelo Magistério da Igreja, afirmou Gayoso.

Todos os pensamentos oferecidos pelo Beato João Paulo II para a reflexão sobre a família, a mulher, a criança, os jovens, os artistas e sobre outros membros da sociedade contemporânea serão apresentados para discussão no seminário. Com uma programação extensa e variada, o encontro contará com a presença de bispos, sacerdotes e leigos consagrados da Arquidiocese do Rio de Janeiro, bem como com a presença de outras pessoas que versarão sobre as qualidades do “Papa Comunicador”.

Além dos professores, também palestrarão no seminário: os bispos auxiliares Dom Antônio Augusto Dias Duarte e Dom Nelson Francelino; o Assessor Eclesiástico da Pastoral Universitária da UERJ, Diácono Marcos Gayoso; a religiosa da Congregação Nossa Senhora de Belém Irmã Gabriela da Anunciação e a Coordenadora de Jornalismo do Testemunho de Fé, Andréia Gripp. Para ela, o evento é fundamental para que as pessoas possam se aprofundar e viver a mensagem de valorização da vida deixada pelo Beato.

— Vejo que a figura de João Paulo II tem uma importância singular para a história do século XX. Para a compreensão do homem enquanto pessoa, que tem valor por si mesmo e não por aquilo que possa produzir na sociedade. Um seminário sobre o pensamento de João Paulo II numa universidade pública é de suma importância para o aprofundamento da mensagem deste homem à sociedade moderna, que muitas vezes coloca o valor da vida humana em um plano inferior aos interesses econômicos e financeiros, disse Andréia.

Com a presença evangelizadora da Pastoral Universitária Católica da UERJ, a ideia é que futuramente outros projetos sejam realizados no campus da Universidade. Para participar do seminário não é preciso fazer inscrição e a entrada é franca.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro fica na Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã. Informações pelo telefone 2334-0281 ou através do e-mail proeper_ccs@yahoo.com.br .

Raphael Freire

* Fonte: www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário