sábado, 17 de setembro de 2011

Símbolos da JMJ chegam ao Brasil

— A cruz é nosso símbolo maior, e o Papa entrega a cruz à humanidade representada pelos jovens, aqueles que recebem com força e entusiasmo este simbolo de salvação. A passagem dessa cruz de país a país, para a JMJ, significa que a redenção de Cristo está entrando na humanidade de forma geral, salientou o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, ao falar nesta sexta-feira, 16, da chegada da cruz e do ícone mariano que acompanham as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

A cruz e o ícone de Nossa Senhora chegaram no Aeroporto Internacional de Brasília nesta quinta-feira, 15, às 16h e seguiram para São Paulo onde serão recebidos com uma grande festa no Campo de Marte, zona norte da capital, neste domingo, 18.

Juntamente com a cruz peregrina, uma imagem de Nossa Senhora acompanha todas as edições das jornadas. Esse ícone é uma cópia do ícone da Basília de Santa Maria Maior em Roma, a primeira dedicada a Nossa Senhora. Seu nome significa “Nossa Senhora Salvação e Saúde do Povo Romano".

— Aos pés da cruz estava Nossa Senhora, Maria, mãe de Deus e a partir desse momento mãe de todos nós, por isso este ícone segue junto à cruz em todas as edições da JMJ, completa o Núncio.

Para Dom Lorenzo, a preparação da JMJ 2013 no Rio de Janeiro será justamente a peregrinação dessa cruz e desse ícone nas diversas dioceses do país.

— Esse peregrinação estimulará uma reflexão profunda do significado da vida e nossa ação na sociedade, para que ela seja mais digna e fraterna, visando o bem comum, mas com uma perspectiva transcendente. O homem não se satisfaz com um horizonte apenas terrestre, humano. Essa expectativa precisa de uma resposta e a Igreja dá essa resposta, destacou Dom Lorenzo.

“Bote Fé” acontece durante o dia todo no Campo de Marte

A Cruz dos jovens e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, cuja próxima edição será no Rio de Janeiro, em 2013, chegam ao Brasil neste domingo, 18 de setembro, em São Paulo. O evento “Bote Fé” será realizado no Campo de Marte, zona norte de São Paulo.

Das 9h às 21h acontecem apresentações musicais, pregações e testemunhos para um público estimado em 60 mil pessoas. Caravanas de todo o país também devem comparecer.

O evento apresentará testemunhos de jovens que participaram de jornadas anteriores, espetáculo teatral, lançamento oficial do site JMJ Rio-2013, além de shows com vários cantores católicos, como Padre Fábio de Mello, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Juarez Castro, Dunga, Vida Reluz, Eliana Ribeiro entre outros.

O ponto alto do evento será a chegada a Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, seguida de uma missa solene presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada por inúmeros bispos, entre eles o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa Bento XVI.

Depois da passagem por São Paulo, a Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil, passando por todas as 17 Regionais da CNBB. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".

Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Os símbolos retornam em janeiro de 2013 para o Sul do Brasil e chegam ao Estado do Rio de Janeiro em abril de 2013.

* Com Canção Nova

* Foto: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário