quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Maria Madalena





Maria Madalena nasceu em Mágdala, na Galileia, e teve uma participação importantíssima na passagem de Jesus pela Terra. Após ter sido curada pelo Senhor, da qual foram expulsos sete demônios. Ela foi perdoada publicamente, Jesus a tomou como exemplo de que seu Pai acolhia a todos, desde que chegassem ao arrependimento.
"Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios..." (Lc 8,1-2).
Após ter sido curada por Jesus, Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, seguindo a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor de Maria Madalena levou-a até o momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, o Calvário, permanecendo ao lado d'Ele até o fim.
"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19,25).
Foi a escolhida para ser a primeira testemunha da ressurreição.
"Então, Jesus falou: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabûni!' (que quer dizer: Mestre)" (Jo 20,16).
A liturgia bizantina celebra-a como “Apóstola dos Apóstolos”, para que continue a sua missão de anunciar a ressurreição do Senhor no seu rito apostólico. Festejada no dia 22 de julho, santa Maria Madalena tornou-se a padroeira de muitas ordens religiosas, sendo venerada até mesmo pelos padres predicadores. Ela estava ao lado de Maria quando da crucificação do Senhor e, na madrugada da Páscoa, era tanta a saudade que sentia de Jesus que foi chorar à porta do sepulcro. De repente, ouviu a voz, que jamais esqueceria, chamar seu nome. Assim, as profecias cumpriram-se diante de seus olhos. Jesus ressuscitara!
Existe uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário