terça-feira, 1 de novembro de 2011

DNJ reúne mais de 6 mil jovens na Cidade do Samba



Inspirados pelo tema “Tecendo relações de vida”, mais de 6 mil jovens, no último domingo, 30 de outubro, celebraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2011, na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio. O Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu a Missa de abertura do evento, que foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, e pelos demais sacerdotes ligados aos diversos movimentos, grupos e pastorais de expressão jovem. O encontro reuniu também jovens de Dioceses vizinhas.

Ao acolher a juventude para a Celebração Eucarística, Dom Orani lembrou que em 2010, na última edição do DNJ, os jovens estavam reunidos com a esperança de sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013. Mas que, agora, o que era apenas uma esperança no ano anterior já havia se tornado realidade, fazendo do Dia Nacional da Juventude 2011 um dos primeiros eventos oficiais em preparação para a próxima JMJ.

O Arcebispo falou ainda da necessidade de se ter coerência entre o que se vive, o que se fala e o que se ensina.

— A missão do Rio de Janeiro é dizer para o mundo que o jovem pode viver a sua fé com coerência e que aquele que vive a Palavra de Deus consegue ir transformando o mundo em que vive. Uma das preocupações para a JMJ, além da estrutura, é fazer com que a juventude coloque em prática tudo aquilo que ela é chamada a viver segundo o Evangelho do Senhor, afirmou Dom Orani durante a homilia.

O responsável pelo Setor Juventude na Arquidiocese, Padre Renato Martins, agradeceu a todas as pastorais, movimentos e comunidades que compõem o Setor e que vêm realizando um trabalho de unidade e comunhão entre os jovens no Rio de Janeiro. O Sacerdote pediu ainda que a juventude não se reúna só durante o trabalho, mas que também possa estar junta e unida em oração, intercedendo pela JMJ 2013.

Com seu carisma, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, foi acolhido carinhosamente pelos jovens e os emocionou ao depositar toda a sua confiança na juventude carioca.

— Nós não temos muitas coisas para realizar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, mas nós temos vocês. Olhando para cada um de vocês, todos os nossos problemas e preocupações são menos do que uma gota d’água, disse Dom Antonio.

Respondendo ao questionamento que o Setor Juventude fez nesta edição do evento, “Jovem, você tem sede do quê?”, representantes dos diversos movimentos que compõem o Setor Juventude – Pastoral da Juventude, Caminho Neocatecumenal, Comunidade Aliança de Misericórdia, Movimento dos Focolares, Comunidade Shalom, Ministério Universidades Renovadas, Juventude Mariana, Movimento Comunhão e Libertação, Movimento de Vida Cristã e Comunidade Pequeno Rebanho – estiveram presentes no DNJ 2011 testemunhando e confirmando para todo o mundo que os jovens têm sede é de Deus.

Concurso do Hino da JMJ RIO2013 é lançado no DNJ

O Concurso do Hino da JMJ Rio 2013 também foi lançado durante a Missa da 26ª edição do DNJ. O Arcebispo do Rio e Presidente do Instituto JMJ Rio 2013, Dom Orani João Tempesta, fez o anúncio oficial do lançamento do concurso, juntamente com o Bispo Auxiliar do Rio e Animador da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e dos demais sacerdotes.

Segundo o Setor de Preparação Pastoral – que é responsável pelo concurso – o Hino deverá ter como base o lema da JMJ Rio 2013, escolhido pelo Papa Bento XVI: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (MT, 28,19).

Informações e detalhes como datas e o regulamento estarão disponíveis no site da Jornada (www.rio2013.com ) a partir do dia 1º de novembro.

Raphael Freire (COMPJ) para o Portal da Arquidiocese


*Fotos: Gustavo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário