quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Carta da Delegação da PJ Leste 1 sobre 10º ENPJ


"Eu quero ver a vida nova florescer, eu quero ver a luz do sol, um novo dia!
Estamos juntos e juntas até o final, vamos lutando espalhando alegria"
(Hino do X ENPJ)
           
            Com ousadia, profetismo e ternura iniciou-se o X ENPJ Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, fomos acolhidos nas estâncias da terra roxa de Maringá onde fizemos morada dos dias 08 à 15 de janeiro.
            Fomos durante esses dias iluminados pela palavra de Deus, que segundo nos apresenta João diz que o Cristo tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13, 1) e inspirados no desejo de ser igreja jovem assumimos que: Na ciranda da vida a nossa missão é amar sem medida, lema do encontro.
            O regional Leste 1, se fez representado pela presença de 8 dioceses num total de 31 delegados e delegadas. Aproveitamos para agradecer a nossas famílias, amigos e igrejas locais que nos ajudaram de alguma maneira.
            Ao entardecer do primeiro dia, reunimo-nos na catedral arquidiocesana onde celebramos com alegria e ansiedade a missa de abertura deste que foi o primeiro ENPJ na região sul do país e acolheu mais de 600 jovens vindos de todos os muitos lugares e distâcias desse enorme Brasil.
            No decorrer dos dias assumimos um cáracter missionário e celebrativo, onde colocamos  a nossa vida em oferta e serviço. Fomos levados a conhecer as realidades das comunidades locais, sendo muito bem acolhidos, fazendo-nos sentir como em Nazaré, lugar onde se vive a familia e se aquece o coração.

             Visitamos a temática do Concílio Vaticano II que nos é apresentado como um menino que nasce, cuidar da vida desse menino é cuidar de garantir o projeto de vida, garantir o sonho, garatir nossa utopia, encarnar o Cristo que comungamos nas missas, "Celebrar a eucaristia é comer e beber da nossa utopia." (Hilário Dick)

            Vivenciamos a mais rica experiência de conhecer os sabores, cheiros, sotaques e rostos da juventude que se fez presente, trocamos experiências, partilhamos nossas vidas, conhecemos os anseios e virtudes que cada um possuí e assim foi possível perceber que somos iguais nas diferenças e que isso nos fortalece e norteia nosso trabalho.
             Fizemos ressoar nossa voz pelas ruas do centro da cidade de Maringá, mostrando nossa luta com a Campanha Nacional Contra a Violênia e Extermínio de Jovens através de uma marcha pela vida das juventudes.

            Voltamos para casa levando na mala o material que foi lançado, o subsídeo de estudo, Somos Igreja Jovem, um presente para os nossos grupos de base, deixamos nosso sonho de ser sempre mais assinando nossos nomes na cruz simbolo do encontro e registrando nossa presença na construção desse momento. Voltamos levando a expectaativa de todos que conhecemos por serem acolhidos no próximo ano na Jornada Mundial da Juventude que se fará no Rio de Janeiro.O encontro foi transmitido ao vivo pelo site da Pastoral da Juventude Nacional, onde também é possivel ver os vídeos, fotos e saber mais sobre esse que foi o 10º Enconro Nacional da Pastoral da Juventude. Saiba mais em: www.pj.org.br/enpj.

Pastoral da Juventude - Leste 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário