quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CD São Sebastião Acolhe a Juventude



Mártir, Padroeiro do Rio de Janeiro e também um acolhedor da juventude — assim é São Sebastião. O Santo, que sobreviveu após ser atingido por flechas, teve uma vida voltada para Deus até o seu martírio. Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, os festejos em honra do Padroeiro começam cedo, logo no dia 7 de janeiro. Serão treze dias de muita oração, agradecimento e peregrinação da imagem do Santo por todos os Vicariatos. A próxima trezena de São Sebastião terá foco nos jovens, como uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), assim como o CD de cânticos, que embalará os festejos. O álbum já tem nome definido: “São Sebastião Acolhe a Juventude”.

Segundo o Coordenador de Eventos de Massa, Padre Omar Raposo, o CD é uma continuidade do álbum divulgado na trezena anterior:

— Essa é uma continuidade de um projeto que se iniciou com a trezena de 2011, na qual reunimos várias canções em um CD. É uma alegria poder viabilizar esse projeto e mostrar uma relação entre São Sebastião e a Juventude, contou.

Ao todo, 12 músicas, além de uma faixa bônus remixada da música “As Flechas não mataram” — sucesso da trezena de 2011—, irão compor a coletânea do CD. Dessas 12 músicas, cinco são apropriadas para uso litúrgico. O produtor musical do CD, Paulo Lima, explica que os cânticos terão um perfil voltado para a juventude.

— O CD vai ser um grande instrumento de despertar para a Jornada. A pessoa vai participar da trezena de São Sebastião e, através das músicas e dos louvores, vai também refletir e despertar para a Jornada, afirmou.

Assim como em 2011, o CD de São Sebastião será enriquecido com a variedade de ritmos, desde o axé até o rock. Segundo Paulo Lima, a coletânea será capaz de agradar a qualquer pessoa.

— O CD une o tradicional com o moderno, e assim a figura de São Sebastião vai ser tratada de uma maneira bem diversificada, afirmou.

Uma das novidades do CD é a presença de cânticos litúrgicos. Os cantos são da Missa do Mártir São Sebastião — composições do Padre Ney Brasil, da Irmã Míria Kolling e de Frei Joel.

— A missa é um dos pontos altos do CD, é um momento de reflexão, de culto a Deus, disse.

Outro diferencial é a Ladainha de São Sebastião, cantada pelo Padre Omar Raposo. O canto promete inovar, com os diferentes ritmos agregados à composição.

— A ladainha é o grande diferencial do disco. É uma ladainha bem jovem. A interpretação da música representa a alegria associada à JMJ. Quando escrevemos essa música imaginamos os jovens cantando. A ladainha tem quatro movimentos, o primeiro é o pagode. Só escutando, não dá pra descrever, afirmou Paulo.

A previsão é de que o CD de São Sebastião seja lançado antes da trezena, porém a data ainda não foi definida. O álbum também será divulgado pelas redes sociais e pode ser encontrado na página do facebook: Arq Rio Músicas S. Sebastião.

Gravação do CD

Para participar do CD foram convidados 12 padres, o que também é uma novidade da trezena de 2012. No ano anterior, apenas 6 sacerdotes participaram da gravação. São eles: o Pároco da Paróquia de São Sebastião, Padre Francisco Reinaldo; o Pároco da Igreja Santa Teresinha, Padre Marco Lázaro; o prefeito da Disciplina da Teologia do Seminário São José, Padre Leandro Câmara, o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, João Damasceno; o Pároco da Igreja São Joaquim, Padre Gleuson Gomes; o Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo; o Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Paz, Padre Jorjão (Jorge Luiz Neves) e o Padre Cristiano Holtz.

Para Padre Jorjão, que interpreta as músicas “Mártir São Sebastião” e “Hino dos/as Mártires”, participar da gravação do CD foi muito especial, porque, como carioca, desde pequeno aprendeu a amar o Padroeiro da Cidade Maravilhosa.

— Desde criança participei das procissões, aprendi a cantar suas novenas. Aprendi muito a amar os santos, os mártires, esses homens que tinham tanta fé na vida eterna que estavam dispostos a derramar o seu sangue. Eles não pregaram com palavras bonitas, pregaram com o testemunho e com a fusão de sua vida, ressaltou.

Segundo ele, os santos — "que são a Bíblia e o Evangelho vivo em carne e osso" — mostram para nós que a Palavra de Deus, mais do que letra, é vida.

— Os santos são a Bíblia em audiovisual, são a multimídia da fé. E São Sebastião é um grande exemplo disso, destacou.

De acordo com Padre Gleuson, que canta “Jovens Abençoados” e “As flechas não mataram”, esse projeto do CD "São Sebastião acolhe a juventude" vai ser um grande ganho para a Arquidiocese do Rio junto aos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude RIO2013.

- Temos como estandarte esta vida tão expressiva que é a vida de São Sebastião, nosso Padroeiro, querendo ser um incentivador, uma motivação ao coração dos nosso jovens, afirmou.

Segundo Padre Renato Martins, que interpreta a música “Ao mártir São Sebastião”, esta segunda edição do CD levará a mensagem de Cristo através da música a todas as comunidades que receberão a visita da imagem de São Sebastião.

- Peregrinar com a imagem de São Sebastião é mostrar um jovem que lutou pela sua fé, que foi firme na sua fé e que chama os jovens da nossa Arquidiocese a serem firmes também na fé, a lutarem pelos seus ideais, a trabalharem por um mundo melhor e também a se dedicarem à preparação da Jornada Mundial da Juventude, destacou.

Para o Padre Cristiano Holtz, que canta a música “Padroeiro Augusto”, o CD registra um momento importante da vida da Arquidiocese do Rio, pois celebra o seu Padroeiro, aproveitando a jovialidade do povo carioca e os estilos musicais diferentes, o que fará com que esta celebração de São Sebastião na cidade do Rio seja única.

— Nosso objetivo com esse trabalho é mostrar não só a beleza da nossa fé para a cidade do Rio de Janeiro, mas, acima de tudo, é a gente poder propagar o nome do nosso padroeiro, São Sebastião, fazendo com que a juventude abrace também esse exemplo de testemunho do Nosso Senhor Jesus Cristo que ele deixou, frisou.

Raquel Araujo (Portal da Arquidiocese) e Renato Francisco (Jornal Testemunho de Fé)

*Fonte: www.arquidiocese.org.br
*Fotos: Renato Francisco - Jornal Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário