quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"O Padroeiro do Rio tem tudo a ver com a juventude"

Encorajados pela mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial da Paz e cada vez mais próximos da realização da Jornada Mundial da Juventude, os jovens cariocas têm mais um grande motivo para se alegrar neste novo ano que se inicia. No próximo dia 13 de janeiro, a partir das 22h, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, a Vigília dos Jovens Adoradores receberá a ilustre visita da imagem peregrina de São Sebastião, Padroeiro do Rio de Janeiro.

Promovida pelo Setor Juventude da Arquidiocese e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ RIO2013, a Vigília, que está em sua terceira edição, será um encontro festivo, quando a juventude terá a oportunidade de apresentar suas intenções a São Sebastião — Padroeiro da Cidade Maravilhosa, que acolherá peregrinos do mundo inteiro para o encontro com o Papa Bento XVI em 2013.

Além da imagem peregrina do Padroeiro do Rio de Janeiro, que receberá homenagens durante a vigília, o momento de oração contará também com a presença do Arcebispo Dom Orani João Tempesta. Segundo o assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Renato Martins, é uma grande graça para os jovens estarem em vigília também sob a intercessão de São Sebastião.

— A juventude do Rio de Janeiro se prepara para a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer na nossa Cidade Maravilhosa. E os jovens se preparam, especialmente, através da oração, adoração e louvor ao Senhor. No dia 13 de janeiro, dentro dos festejos de São Sebastião, nós teremos a vigília e a alegria de receber a imagem peregrina do Padroeiro e a presença do nosso Arcebispo, Dom Orani. (...) Todos estão convidados a participar deste momento de adoração, que nos conduz e nos aproxima cada dia mais do nosso Senhor Jesus Cristo, disse o Sacerdote.

Trezena de São Sebastião ligada à juventude

A menos de um mês do início da trezena em honra ao Padroeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Coordenador de Eventos de Massa da Arquidiocese do Rio, Padre Omar Raposo, ressalta que em 2012 os festejos de São Sebastião estarão profundamente ligados à juventude.

— São Sebastião é o jovem mártir da fé, modelo para a nossa juventude. Pastoralmente, vimos essa necessidade da devoção primaz da cidade do Rio de Janeiro e dessa realidade que está vindo ao nosso encontro, que é a JMJ RIO2013. Sendo assim, nós vimos a oportunidade de fazer uma releitura da festa de São Sebastião indo visitar também os lugares onde os jovens estão e tornar esse grande evento em algo também voltado para a juventude. (...) O Padroeiro do Rio tem tudo a ver com a juventude, e quem recebe os milhões de peregrinos para a JMJ RIO2013 não é somente o seu embaixador, o Cristo Redentor com seus braços abertos, mas também o jovem mártir e mensageiro da paz, São Sebastião, afirmou Padre Omar Raposo.

De acordo com a Coordenadora da Pastoral da Juventude, Juliana Fernandes, a Vigília dos Jovens Adoradores de janeiro contará também com a presença da banda Frutos de Medjugorje e da Comunidade Pequeno Rebanho, entre outras pastorais, grupos e movimentos ligados ao Setor Juventude da Arquidiocese do Rio.

Para a apresentadora do programa “Nas Ondas da PJ”, da Rádio Catedral FM 106,7, Ana Paula Albino, a juventude precisa fazer do ano de 2012 um tempo de oração e vigilância.

— Começando o ano de 2012, o coração já bate mais forte por ter a Jornada Mundial da Juventude RIO2013 mais próxima. Precisamos vigiar, orar, e entregar nossos
projetos, sonhos e toda a Jornada nas mãos de Deus. Sabendo que não estamos sozinhos, mas sempre com Deus, precisamos estar juntos em todas as vigílias, orando pela mesma intenção: que é evangelizar a juventude cada vez mais, ressaltou Ana Paula.

Para a Coordenadora de Comunicação da Pastoral da Juventude (COMPJ), Anna Bayer, as vigílias que serão realizadas no próximo ano trarão aos jovens cariocas a unidade necessária para que se realize uma Jornada Mundial da Juventude.

— As vigílias que se realizarão ao longo de 2012 serão momentos de integração de toda a juventude carioca, que se preparará espiritualmente para receber a JMJ RIO2013. Creio que as vigílias serão um momento de unidade de toda a juventude, para estar bem preparada para receber o chefe de nossa Igreja, o Papa Bento XVI. (...) Muitas serão as tentações e encalços que a Igreja no Brasil enfrentará durante esse ano; portanto, só com oração, amor e fé realizaremos bem a Jornada Mundial da Juventude, disse Anna Bayer.

vigília#Rio2013


Um movimento dentro da internet está sendo organizado pelo Setor Juventude para os dias 7 e 13 de janeiro, para o qual todos estão convocados e convidados a usar no final de suas citações, tanto no Facebook, quando no Twitter, a hasteg vigília#Rio2013.

A Igreja de Sant’Ana fica na Praça Cardeal Dom Sebastião Leme, 11 – Centro. Informações através do blog da Pastoral da Juventude Rio (PJRio): www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com .

Raphael Freire

* Fonte: www.arquidiocese.org.br
* Fotos: Gustavo de Oliveira e Victor Gonzalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário