terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Santuário do Cristo Redentor recebe Coordenadores Regionais do Leste I da PJ



Após 3 dias em reunião na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Moneró, na Ilha do Governador. Os 21 jovens representantes e assessores do regional  Leste I da PJ, que corresponde além da arquidiocese do Rio de Janeiro, as regiões de valença, Friburgo, Petrópolis, Niterói dentre outras áreas, se dirigiram as 13 horas, deste último domingo, dia 26 de fevereiro  ao Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado, para a celebração eucarística do 1º domingo da quaresma, que marcou o encerramento do encontro. A missa foi celebrada por Dom Nelson, bispo referencial da juventude no Regional Leste I juntamente com o diácono Welder de Carvalho, mas conhecido como "Pretinho", também um dos assessores da PJ Leste I.

Durante a homília Dom Nelson ressaltou a importância da quaresma, declarando que assim como Jesus se recolheu no deserto para orar, o mesmo, sentiu fome e foi tentado, mas permaneceu aos 40 dias no deserto preparando-se para sair em missão. Jesus com este gesto nos deixa uma lição de que é possível dizer não as tentações, superando os limites e as dificuldades humanas. Assim também a Pastoral da Juventude neste momento deve se recolher a oração, para que após a quaresma possa também sair em missão. Dom Nelson ainda afirma: " Assim como Jesus venceu a PJ também pode vencer as tentações".

Durante as preces Dom Nelson pediu para que os jovens se colocassem em oração pela alma do padre Afonso Henriques Salgado Chrispim, que morreu no último sábado (25/02/2012), um homem que em seu sacerdócio sempre se voltou para o trabalho com a juventude e que inclusive a alguns anos atrás também foi um sacerdote animador da PJ. Dom Nelson pede oração por todos os sacerdotes e religiosos, e pediu uma oração especial a presente Irmã Teresinha Ambrosim , da Congregação Salesiana Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), também assessora da  PJ, atuante na Região dos Lagos. Preces também foram dirigidas pela preparação da JMJ 2013 e por todos os jovens do mundo.

Uma singela homenagem foi feita a Dom Nelson por seu aniversário natalício e em reconhecimento por sua disponibilidade e dedicação a pastoral da juventude. O jovem Gabriel Jaste, representante nacional da PJ foi quem o presenteou  com um belo escudo de madeira do Fluminense, seu time do coração, gesto este que tirou grandes risadas do rosto do carismático do bispo.  

Ao final da celebração eucarística houve uma pequena procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Santuário do Cristo Redentor, onde Dom Nelson presidiu a benção de ação de graças aos jovens e aos turistas que lá estavam.

Abaixo segue Podcast com depoimentos da Ir. Teresinha Ambrosim, Diacono Welder e Gabriel Jaste, respectivamente, sobre a importância e expectativa deste encontro para a Pastoral da Juventude da PJ Leste I:

Encontro PJ Leste I by Ir. Teresinha Ambrosim on Grooveshark


Encontro PJ Leste I by Diacono Welder on Grooveshark


Encontro PJ Leste I by Gabriel Jaste on Grooveshark



Texto e fotos: Aline Barsan

Nenhum comentário:

Postar um comentário