segunda-feira, 16 de abril de 2012

Abertura da Semana da Cidadania


"É preciso saber o que se põe na mesa"



Ontem, 15 de abril de 2012, na Paróquia Pai Eterno e São José (site da paróquia), na Cidade de Deus, deu-se o início a Semana da Cidadania - Juventude e Sáude Alimentar, organizada pela equipe da PJ do Vicariato de Jacarepaguá em parceria com as Irmãs Mínimas da Paixão do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Foi uma bela tarde de compartilhamento, com muito contéudo, dinâmicas e debates.
Com membros de diferentes paróquias, as irmãs começaram a tarde com dinâmicas de dança e apresentação, espantando a timidez e nos aproximando mais como irmãos e irmãs. Houve a leitura e partilha do Evangelho do dia (Jo 20: 24-29). Em seguida, aprendemos com as irmãs que praticar a cidadania e ser cidadão é Promover a Vida e que precisamos ser capazes de responder ao Amor do Nosso Senhor Jesus Cristo, ao Amor de Nosso Pai Eterno: sermos cristãos responsáveis.



Já a luz do tema de abertura, "É preciso saber o que se põe na mesa", nós fomos divididos em três grupos, cada um responsável em discutir Saúde Alimentar sob a ótica de um dos três eixos da semana: Agricultura, Saúde e Direito. Após esse período de partilha e debate, unimo-nos novamente, na qual adiquirimos dicas importantes para garantir um saúde alimentar de qualidade, como os "Top Fives" dos alimentos que causam câncer:
1- Hot Dog;
2- Carnes Processadas;
3- Donnuttes, o que podemos incluir os fabulosos e enganadores "Sonhos"
4 - Batata Frita
5  Biscoitos e Bolachas

Para finalizar esse ciclo de debate, cada grupo apresentou o que haviam discutido através de teatro, mini-palestra ou gesto concreto. Este último se manisfestou pela oportunidade de experimentarmos receitas saudáveis e alternativas, como suco de couve com hortelã e a curiosa Fanta" 100% Orgânica.






Em agradecimento à participação Irmãs Mínimas da Paixão, a PJ Rio e Vicariato de Jacarepaguá as presentou com o Subsídio de Estudo da Pastoral. 



E fica a mensagem: 

"Ser Cidadão é Promover a Vida!"




Dando sequência a SdC 2012...

16 de Abril, HOJE - Debate on-line "Juventude e Saúde Alimentar" aqui, blog da PJ Rio. 
>>>NÃO PERCAM, PARTICIPE<<<

Para os demais dias, clique em cartaz.

Por Righel Cardoso

COM-PJ RIO



Nenhum comentário:

Postar um comentário