terça-feira, 24 de abril de 2012

Semana da Cidadania - Encerramento



 Neste domingo dia 22 de abril, os jovens da Pastoral da Juventude visitaram o Abrigo do Cristo Redentor, em Bonsucesso, Rio de Janeiro – RJ, fundado por Raphael Levy Miranda, que era funcionário do Banco do Brasil, na década de 30, o lugar recebia menores e idosos. E o que antes funcionava como um grande complexo de assistência social ao longo do tempo foi mudando de perfil e, na década de 80, passou a abrigar apenas idosos. O espaço pertence ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e em 2011 completou 75 anos de funcionamento, mas desde 2008 é administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

O único abrigo público do Estado acolhe hoje 270 idosos, mas mesmo se tratando de uma instituição pública, o abrigo conta com o apoio da Paróquia Santa Bernadete, a qual realiza em especial através de um grupo chamado Família Missionária, que atua fazendo as visitas, levando os idosos a Missa que acontece todos os domingos as 10h30 na Capela dentro do Abrigo e também promovem eventos para os idosos.
Essa visita consistiu no gesto concreto culminado com o encerramento da Semana da Cidadania, na qual os jovens puderam passar por uma rica experiência de troca com os idosos. Levando um pouco de música e alegria da juventude católica,  oferecendo sua escuta atenta  e ao mesmo tempo recebendo as experiências, as histórias de vida e também partilhar do sofrimento de pessoas que vivem hoje longe da família, de amigos e dependem totalmente do cuidado de outras pessoas. Alem dos Jovens da Pastoral da Juventude, também participaram da visita 6 seminaristas do seminário São Jose, que estão fazendo estagio nos finais de semana com so movimentos que trabalham com jovens.
Finalizamos essa Semana da Cidadania em grande estilo, conscientes do amplo significado da palavra CIDADANIA, e de todos os aspectos inerentes a ela, mas principalmente com a certeza da importância da Juventude em lutar pela saúde e pela vida, seguindo os preceitos evangélicos e buscando ações concretas  na nossa caminhada.

Por Thatiane Souza ( Secretária do Vicariato Jacarepaguá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário