domingo, 22 de abril de 2012

Semana da Cidadania no Vicariato Urbano


Na noite da ultima sexta feira, dia 20, aconteceu no Vicariato Urbano, na Paroquia Santo André em São Cristóvão, o sexto dia de formação da Semana da Cidadania. O tema deste encontro abordou a auto-imagem e os transtornos psicológicos derivados da necessidade de viver conforme os padrões de beleza impostos pela sociedade atual.


Na abertura do encontro, Giselle Pereira, coordenadora da Pastoral da Juventude no Vicariato Urbano, enfatizou com bastante alegria que esta é a primeira vez que o vicariato participa ativamente da Semana da Cidadania, e o Pe. Wagner Toledo, assessor da juventude do vicariato Urbano, ressaltou que este grande passo que o Urbano deu ao acolher este encontro aproximará mais a juventude local da Jornada Mundial da Juventude, fomentando neles o desejo de participar com maior engajamento deste evento.

Após a dinâmica de apresentação do grupo, conduzida pela Aline Barbosa, coordenadora arquidiocesana da PJ Rio, a psicologa Cecília Calabaide explicou sobre os transtornos de auto-imagem mais comuns, a anorexia, a bulimia e vigorexia, que levam o ser humano a se auto-destruir na busca de um corpo perfeito.

A auto-imagem, segundo Cecília, é construída através de padrões de comportamento vivenciados a partir da infância, sendo necessário observar nossas atitudes para que involuntariamente não proliferemos a politica de perfeição nossos descendentes.

Construir uma personalidade saudável depende prioritariamente do relacionamento consigo e com Deus, buscando encontrar Nele suas virtudes, para colocar a disposição toda sua potencialidade ao serviço da sociedade, expondo nesta ação sua beleza interior fundada em Cristo, concluiu Pe.Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário