segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aconteceu:Jovens Parceiros da Campanha da Fraternidade



“Juventude é o Futuro na medida em que está sendo o presente”
(Jorge Boran)
J.P.C.F.
Jovens Parceiros da Campanha da Fraternidade
JPCF é um evento de formação e cidadania onde a Forania junto com a Igreja faz profunda reflexão sobre a CF. Tudo começou de uma proposta do que poderíamos fazer para que o Jovem se interessasse pela CF, a ideia veio de um dos coordenadores de Base (Raphael – Nossa Sra. de Bonsucesso de Inhaúma)e começamos com um mês de formação e vimos que ficava muito cansativo para os grupos então reduzimos para um dia com mais conteúdo e numa linguagem acessível para a juventude. Os grupos de base participam com reflexões nos encontros, articulando meios para discuti o tema na sua comunidade e fazendo um gesto concreto. Em relação ao local fazemos intercalando Maré e Bonsucesso sempre trabalhando a unidade dentro da forania. Não tem Mês fixo, pois a Campanha é o Ano todo.

Histórico:
- Em Defesa da VIDA (2008)

- Semeando Justiça a fim de colher a PAZ (2009)

- Semeando uma economia solidária (2010)

- Juventude : O Planeta está em nossas Mãos (2011)

- Juventude que ama a vida luta por uma saúde digna (2012)

JPCF e Saúde Pública
A juventude neste ano foi desafiada ao ter como tema saúde pública, por ser um tema muito complexo e ainda pelo fato das pessoas acreditarem que a melhor forma de resolver é acabando com sistema único de saúde e a Igreja vem com a proposta inversa a de defender e lutar pelo SUS.
O tema foi colocado para as bases para ser discutido e trabalhado nas comunidades de maneira concreta e ainda como incentivo e preparação para o evento fizemos pela 1ª vez o Cine Campanha com o Filme: “Sicko : SOS Saúde” que fechou com um debate ,na mesa tivemos uma agente da Pastoral da Saúde, um enfermeiro que faz trabalho voluntário na sua paróquia e ainda tivemos um assistente social que trabalha em hospital público. Neste mesmo dia distribuímos retalhos para os jovens colocarem seus anseios em relação à saúde pública e assim fizemos uma colcha de retalhos dos anseios/esperanças da Juventude da nossa região e essa colcha foi estendida no dia do evento. No dia do evento contamos com palestrantes da FIOCRUZ(um dos maiores polos de saúde do nosso país, que fica no território de Manguinhos), uma representante da juventude no conselho de saúde de Manguinhos foi falar da importância da participação da juventude nesses espaços.Tivemos ainda um artista popular que tem um trabalho de conscientização sobre Dengue,apresentação de dança e ainda os jovens produziram poemas,uma música e uma paródia.

 
 “O Evento foi incrível, agradecemos a todos que foram.. Muito legal poder contar com vocês para celebrar a vida!O evento ainda não acabou, com tudo que aprendemos, temos como objetivo deixar uma sementinha da justiça e que vocês possam conquistá-la, brotando também essa semente em outras pessoas, em suas pastorais, em suas paróquias. Lutemos por uma saúde digna! Lutemos por um mundo melhor, que o amor emane sobre nossas vidas!
Nós somos PJ! Nós somos o agora!
(Paulo Santos - coordenador da Cia dança)
 
Por Leda Alves - Coordenadora da 2°Forania - Vicariato leopoldina

Nenhum comentário:

Postar um comentário