segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DNJ 2012: "Que vida vale a pena ser vivida?"




Inspirados pelo Ano da Fé e cada vez mais próximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), os jovens do Rio de Janeiro se preparam para participar de mais um evento que marcará o período de preparação para a grande peregrinação da juventude mundial com o Papa Bento XVI. No próximo domingo, dia 21 de outubro, a partir das 9h, será realizado, no Parque Madureira, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012.

O evento, que está em sua 27ª edição na cidade, é uma iniciativa da Arquidiocese do Rio, através do Setor Juventude com promoção do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013. Conhecido por ocupar diversos espaços como a Estação Leopoldina e a Cidade do Samba, o DNJ chega ao Vicariato Suburbano, mais precisamente ao bairro de Madureira, para que todos os jovens da Igreja no Rio testemunhem seu estado permanente de missão através da oração, adoração e formação, neste período em que o Papa Bento XVI pede para que os fiéis aprofundem cada vez mais a sua fé.

— Este ano resolvemos realizar o DNJ no Parque Madureira pra sairmos dos muros e estarmos no meio ao povo. Teremos evangelização para jovens e crianças em todo o parque, confissão e aconselhamento, e uma tenda com Jesus Sacramentado para adoração. A grande novidade deste ano são os instrutores de skate que durante todo o período da manhã ficarão nas pistas com os jovens, contou uma das articuladoras do Setor Juventude, Juliana Fernandes.


O tema do DNJ deste ano, que foi escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil – formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude –, é "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?". Segundo um dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Padre Antônio Ramos do Prado, a construção do subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foi feita a partir do aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”.

Trabalhando em unidade com o tema proposto, o Setor Juventude da Arquidiocese organizou um dia repleto de atividades com momentos de oração, pregação, adoração, dança e muita música. Além disso, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Celebração Eucarística com os jovens às 15h.

— O DNJ será repleto de atividades. Além da programação no palco principal os jovens poderão se divertir muito com os caricaturistas, com a galera do hip hop, do grafite, do malabares, disse Juliana.

Com o intuito de formar e informar a juventude de forma prática na realização de diversas atividades pastorais ou cotidianas, tendo sempre como referência a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo, também serão realizadas, durante todo o dia, palestras com os seguintes temas: afetividade e sexualidade (Comunidade Pequeno Rebanho); a juventude quer viver (Pastoral da Juventude); querigma (Ministério Jovem); e aborto (Pró-Vida).

Além das exposições sobre cada tema, o DNJ contará ainda com a participação dos DJs da Cristoteca e as bandas Filhos do Céu, Frutos de Medjugorje e Cristo Redentor, que acompanhará o Padre Omar Raposo em sua apresentação.

— A juventude mundial é a prioridade da Igreja e todos nós estamos voltados para esta realidade. Logo, a preparação da banda Cristo Redentor está sendo intensa nos ensaios, porque sabemos da importância desta missão que é fazer discípulos jovens. O Padre Omar tem se dedicado incansávelmente na divulgação da JMJ Rio2013 no Brasil e no mundo, o que nos honra muito tê-lo cantando conosco para esta galera do DNJ. O convite foi recebido com muito carinho e alegria, pois os jovens são a primavera da Igreja e estamos preparando um show maravilhoso para eles, afirmou o Produtor Musical, Paulo Lima.

Pelo segundo ano consecutivo, a Equipe de Comunicação da PJ (COMPJ) realizará uma cobertura jornalística em tempo real de tudo o que estiver acontecendo no DNJ, possibilitando, assim, que através dos meios de comunicação e das redes sociais não só os jovens, mas pessoas do mundo inteiro possam interagir e participar do evento. Para a Coordenadora da COMPJ, Anna Bayer, é fundamental realizar esse trabalho, acolhendo também todas as pessoas que não poderão estar presentes.

— Creio que a COMPJ será mais uma forma de evangelizar, já que ela levará um pouco do que é o DNJ para os jovens que não poderão estar presentes, além disso, faremos um registro do que está sendo feito, pois com certeza ajudará na divulgação de ações futuras, ressaltou Anna.

Entre os dias 15 e 19 de outubro várias matérias sobre o Dia Nacional da Juventude serão postadas no blog www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com. A ocasião também será oportuna para conduzir à reflexão e à evangelização, especialmente por meio do Twitter, Facebook, MSN, Orkut e E-mails. Para a equipe arquidiocesana da Pastoral da Juventude, o tempo é todo voltado para divulgar entre os agentes e os jovens as ações a serem implementadas pelas redes sociais. Uma ampla mobilização está sendo realizada no sentido de divulgar a criação da hashtag especial – #DNJ2012 –, para ser utilizada não só no dia do evento, mas durante toda a semana que o antecede.

Em 2011 o DNJ reunião 6 mil pessoas na Cidade do Samba e a expectativa é que, neste ano, mais de 10 mil jovens participem do encontro no Parque Madureira, que evento está dentro do calendário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
O DNJ terá início às 9h e a entrada é franca. O Parque Madureira fica na Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira. Mais informações através do e-mail pjuventuderio@gmail.com.

Histórico

O ano de 1985 foi decretado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do Dia Nacional da Juventude. Em 1986 aconteceu o primeiro DNJ e atualmente, este dia é celebrado no último domingo de outubro, sendo que as comemorações podem ser realizadas em outras datas. O DNJ é um evento realizado anualmente, e este dia é marcado por mobilizações de milhares de jovens em todo o país, para celebrar, como Igreja, a vida da juventude.

* Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário