domingo, 13 de janeiro de 2013

Que a alegria seja a nossa maneira jovem de testemunhar



Nesta noite de 11 de janeiro de 2013 milhares de jovens abraçaram ainda mais a ideia que iniciou no ano passado e estiveram presentes na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro para a primeira Vigília dos jovens adoradores em intenção a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 que acontecerá de 23 a 28 de julho deste ano. Na mesma ocasião acontece também à trezena de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. A imagem de São Sebastião esteve presente durante toda a Vigília que se encerrou nesta manhã (12).
            Com a palavra inicial nosso pastor arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta (OSB), se fixou na importância de perseveramos na fé através das nossas atitudes no cotidiano, “Que devemos ser como São Sebastião, testemunhas de Jesus Cristo. Mesmo nas dificuldades, com tantos desentendimentos, mortes, devemos concretizar o Evangelho em nossas vidas.” Após a introdução de D. Orani, a comunidade Pequeno Rebanho partilhou com a juventude o “YouCat”. Grande presente do Santo Padre para uma juventude que tem sede de aprender o catecismo da Igreja Católica. Foi partilhado o capítulo terceiro em seu número 113. A grande experiência de fé que os discípulos tiveram após o derramamento do Espírito Santo. É através do Espírito de Deus que os milagres acontecem em nossas vidas.
            Tivemos como celebrante da Eucaristia juntamente com outros sacerdotes o padre Fábio de Melo, que iniciou a Santa Missa com a seguinte frase: “A Eucaristia é a Oração por excelência, nós podemos experimentar Jesus na Eucaristia e a cada Eucaristia damos um passo.” Com suas palavras sábias conquista cada dia mais o coração desta juventude sedenta do amor de Deus. Disse também que “o pior de todos os pecados é aquele que nos priva de amar, quando não amamos quem deveríamos ter amado, quando não perdoamos quem deveríamos ter perdoado”. “Ser Cristão para mim não é um peso, mas sim uma libertação, todos nós temos a lepra, mas temos por desafio diário não nos tornamos leprosos, eu tenho a fraqueza, mas não sou a fraqueza”. (em referência ao Evangelho do dia, a cura de um homem ferido de lepra, Lc 5 12-16).
            Depois da Santa Eucaristia, o Santíssimo foi exposto para Adoração pelo próprio padre Fábio de Melo, aqueles que não puderam estar presentes se fizeram presentes em Oração através das mídias e redes sociais. A WebTV Redentor registrou a marca de mais de cem mil acessos nesta noite de Vigília. Cantores como Ziza Fernandes, Olivia Ferreira e banda Frutos de Medjugorje conduziram os momentos de louvor e Adoração. Como marca da primeira Vigília neste ano de JMJ ficamos com mais uma frase do padre Fábio de Melo durante a Celebração, “quem olha para baixo nunca saberá que pode voar, nunca saberá que pode ir além”. Nós como jovens temos a missão de testemunhar uma conversão autêntica, testemunhar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, a alegria de sermos chamados filhos de Deus.
Um dos diferenciais desta vigília foi o olhar social que ficou por conta do incentivo às doações para as vitimas de Xerém, no posto de recolhimento da organização católica Cáritas, apoiada pela Pastoral da Juventude. Foram arrecadadas cerca de 60 litros de água, por volta de 80 kgs em alimentos além de diversos materiais de limpeza, higiene pessoal e roupas. Neste gesto de solidariedade, pode-se comprovar que a juventude que espera ansiosa pela vinda do Papa Bento XVI vai ao encontro daquele que realmente precisa.







Texto: Marcus Vinicius Serapião (COMPJ-Rio)
Fotos: Érica Luz e Walmir Júnior (COMPJ-Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário