domingo, 28 de abril de 2013

1º Retiro de Identidade Pastoral





A Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou nos dias 19,20 e 21 de abril, na Paróquia Nª Srª. Aparecida – Ilha do Governador, paróquia esta de nosso assessor arquidiocesano Pe Gilvan André, a primeira formação do projeto nacional Mística e Construção. Iluminados pela mística de Betânia, vivenciamos e saboreamos a espiritualidade de nossa pastoral fortalecendo assim a nossa identidade. Iniciamos nossa formação trilhando o caminho da revitalização da pastoral da juventude latino americana.

Demos inicio as nossas atividades da manhã de sábado, mostrando aos jovens a dinâmica e vivência do terço vivo, logo após, atentamos para a importância de um planejamento e partilhamos o método ver, julgar, agir, rever e celebrar; seguido do processo de educação na fé. Depois do almoço, visualizamos a organização da Pastoral da Juventude, como um todo, desde as bases até a América Latina, pontuando cada uma das partes de nossa estrutura e mostrando a grande importância de nossos grupos de base. Mais tarde celebramos nossos 40 anos de história, evangelização, sonhos, desafios, reestruturação, conquistas, utopias, espiritualidade, profetismo e muito mais. Trouxemos os nomes, símbolos e histórias dos grupos de base, foranias e vicariatos de cada participante, além de mostrar mais um pouco de nossa arquidiocese, regional, nacional e da PJ Latino Americana.

Exploramos também alguns elementos que constroem nossa identidade e espiritualidade com a Leitura Orante, do texto bíblico que ilumina a mística de Betânia. A noite fizemos a oração do Lucernário, seguida de uma adoração ao Santíssimo. Terminamos nosso segundo dia com um show de talentos, onde os jovens mostraram sua criatividade e alegria pejoteira!

No domingo iniciamos nossas atividades vivenciando a grande celebração de nossa fé junto a comunidade que nos acolheu: a santa missa. Logo após partimos para um projeto de missão da pastoral da juventude que tem por objetivo, fortalecer a identidade e a espiritualidade e nos preparar para o antes, o durante e o depois da JMJ, pois é preciso cuidado com a vida dos jovens que já estão os que chegarão e todos aqueles que a JMJ não conseguir chegar.

Por fim, na tarde de domingo, terminamos o retiro, mostramos onde e como surgiu o Ofício Divino da Juventude(ODJ), logo após, explicamos passo a passo de sua construção ao mesmo tempo em que íamos vivenciando e saboreando toda a sua celebração.

Aos jovens que participaram do retiro fica o nosso agradecimento e esperança de viver uma pastoral consciente, fortalecida e unida.

"A Pastoral da Juventude ajudará os jovens a se formar de maneira gradual, para a ação social e política e a mudança de estruturas, conforme a Doutrina Social da Igreja, fazendo própria a opção preferencial e evangélica pelos pobres e necessitados." (Doc. Aparecida)

PJ aqui, PJ lá, PJ em qualquer lugar!!!



Texto: Leandro Mello (Coordenador da PJ no Vic. Suburbano)











Nenhum comentário:

Postar um comentário