terça-feira, 27 de agosto de 2013

É esta a nossa hora, é o tempo que o Senhor fez pra nós...

    Hoje (27/08/2013) a Pastoral da Juventude do Rio de Janeiro foi convidada pra participar da reunião com os Bispos e Vigários episcopais no Edifício João Paulo II na Mitra. Aline Barbosa, coordenadora arquidiocesana e Pedro Suares, assessor leigo do Vicariato Norte, foram representar a Pj Rio, com a missão de apresentar nossos projetos.

    O tema da reunião foi Pastoral da Juventude e Setor juventude. Dom Orani iniciou a reunião e abriu o espaço para a Pj falar.Foram apresentados pela Aline e Pedro, propostas pós Jmj em nossa arquidiocese. Uma delas é o Projeto Caminhos de esperança, formando lideranças, cursos de formações para lideres nas paróquias, a elaboração do diretório Pj Rio, a ajuda e contribuição da juventude no Instituto de Juventude, curso de formação especifica sobre Pastoral da Juventude para o Clero e incentivo do Clero na assessoria eclesiástica das instancias pastorais e projetos nacionais da Pj. E uma das solicitações foi de um espaço físico para a PJ, onde fosse pudéssemos armazenar nossas matérias e que também para ser um local de referencia para a juventude pjoteira.

    Ao final foram feitas algumas perguntas e considerações. Dom Antonio Augusto pontuou, dizendo que o Clero deve apoiar a Pastoral da Juventude, deve ajudar a promover nos vicariatos estes projetos que foram apresentados. Devem acolher as propostas e incentivar os jovens a se nelas se envolverem. Pe. Jorjão que também foi convidado para falar de juventude,falou das mobilizações dos jovens pós a Jmj na sua comunidade.Dom Nelson ressaltou a necessidade dos padres se aproximarem dos jovens e os deixarem ser protagonistas.Pontuou a importância de se identificar lideranças nas paróquias e formá-las.

    Em seguida a Pj entregou um material com a metodologia e projetos da Pj e também alguns adesivos dos 40 anos da Pj, da logo da Pj e da campanha contra violência e extermínio de jovens, como lembrança da nossa participação nesta reunião.

    Saímos de lá com grande expectativa, mas também com muitos questionamentos em relação a atenção do Clero com nossas falas, é claro que em uma reunião só, não da pra esclarecer e solicitar tudo que desejamos enquanto Pj. Mas é com esperança que avaliamos esta reunião, como tempo de mudanças, de continuar a nossa historia enxergando que um novo tempo se inicia, em que a Pj Rio trás no coração o seu sonho de promover seu trabalho e fortalecer sua identidade, e contribuir para uma Igreja mais jovem.

 "É esta a nossa hora e o tempo é pra nós, que chegue em todo o canto a nossa voz! Miremos bem no espelho da memória! Faremos jovem e linda nossa história!"



Texto: Aline Barbosa (Coordenadora Arquidiocesana da PJ Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário