Estrutura PJ Rio

GRUPO JOVEM


     A Pastoral da Juventude tem os grupos de jovens como uma opção político pedagógico onde a vivência grupal acontece para a ação evangelizadora. “Organizamos-nos a partir dos grupos de jovens, por acreditar que este é um espaço privilegiado de valorização do protagonismo juvenil, da vivencia da comunitária e da evangelização. Fator importante para o processo de educação na fé. A reunião do grupo é um momento importante e fundamental na vida do grupo. É no processo de reunião que o grupo nasce, cresce e amadurece. A reunião é o “miolo” da fruta, na formação integral do grupo jovem que entra no processo” (Criando Grupos de Jovens).
     Os grupos de base são grupos que se reúnem frequentemente para a reflexão. Comprometem-se na oração e ação. São grupos de vida, onde todos tem (e deve ter) sua própria maneira de ser. 
     Não existe um modelo pronto, para ser copiado. O desenvolvimento das reuniões e encontros, possuem características diversas em cada lugar e grupo. Enfim o grupo é lugar de amizade, de crescimento na fé, de socialização juvenil, de conhecimento integral de si, do outro/as, da comunidade, da sociedade, do projeto de vida e da vocação (Plano Trienal da PJ 2005-2007).



Qual a diferença entre vicariato e forania?
Para facilitar o acompanhamento do trabalho pastoral a arquidiocese é dividida hierarquicamente em áreas menores: os vicariatos, e estes são divididos em foranias.


Os vicariatos são: